Economia de Atenção

Meu avô, quando vivo, era mestre em me irritar com seu excesso de atenção em tudo o que fazia. Quando pegava alguma embalagem de algum produto para ler, por exemplo, examinava cada detalhe, a ponto de questionar a escolha das cores naquele produto. Era assim com tudo, e tudo isso levava um relativo tempo. Sob minha ótica, aquela concentração aplicada em tudo levava tempo demais; Tempo que eu poderia usar para fazer outras milhares de coisas. E é aí que entramos no ponto central deste texto: será que realmente faríamos outras coisas, no tempo que não temos, quando deveríamos prestar atenção em algo mas estamos pensando em quanto tempo estamos perdendo?

tumblr_o3y30a8bvn1tvd2rxo1_1280
Web Noise, por @Zloigadik

Segundo o internetworldstats.com, o mundo já conta com mais de 3 bilhões de usuários ativos. É praticamente metade da população mundial com acesso a uma ferramenta que permite que se crie, compartilhe e receba informações em tempo real. É MUITA informação, o tempo inteiro. Sem parar! E o problema começa quando começamos a achar que damos conta disso tudo. Pesquisas multi-tarefas mostram que enquanto achamos que damos conta de várias coisas ao mesmo tempo, na verdade fazemos pior cada uma delas. E se quiser tirar a prova, pode tentar a sorte em alguns desses joguinhos multi-tarefas.

Para tornar a reflexão um pouco mais interativa, responda: quantas abas você tem aberta em seu navegador enquanto lê este texto?

O excesso de informações faz com que criemos filtros pra o que vamos de fato absorver e o que podemos deixar passar. Ou ao menos é o que deveria acontecer e o com que deveríamos nos preocupar. Se você entrar agora no site da Folha, por exemplo, vai ver ao menos uma centena de links para notícias. Quais são úteis para você? Quais realmente importam?

Nem tudo o que é escrito foi feito para você. Quem escreve para todos, não está preocupado em ir a fundo no tema, portanto, atinge todos de maneira superficial. Meus textos por exemplo, não são destinados para todo mundo, mas também não atingem nenhum nicho específico. Lê quem quer.

É com base nisso que nasce minha preocupação do quanto as pessoas realmente estão absorvendo do que escrevo. É muito bom ver que estou com quase 30.000 leitores, MAS é muito melhor quando descubro que o que escrevi foi verdadeiramente relevante para alguém. A questão é que ser relevante ou não, nesses casos, depende não somente de quem produz, mas de quem consome.

Meu avô era de uma época onde não existia a internet. Pesquisar sobre algum tema exigia tempo e alguma dedicação. Eu mesmo quando pequeno pesquisava na Barsa (se você não faz a mais remota ideia do que é isso, recomendo o texto Os Equivalentes da Internet). Não é uma questão de melhor ou pior, mas de que as coisas são como são. Os tempos mudam, a tecnologia evolui, e a gente precisa se adaptar.

O artigo científico de The Extended Mind, de And Clark e David Chalmers  mostra que nossa mente está se estendendo para incorporar o mundo ao nosso redor. E isso inclui evoluir para acompanhar o excesso de informação dos dias atuais.

tumblr_n4tn3vxyh71shdkh5o1_1280

Voltando à reflexão inicial, provavelmente meu avô concordava com Art Markman, que disse que “Um bom jeito de fazer uma tarefa, é fazer só ela”.  Essa citação é importante justamente porque apesar dessa expansão mental estar em andamento, ainda precisamos nos preocupar em como estamos filtrando as informações que recebemos!

E se você curtiu o propósito do texto, sugiro os artigos The attention economy: an overview e The attention economy – It costs nothing to click, respond and retweet. But what price do we pay in our relationships and our peace of mind e o vídeo Estamos ficando mais burros?

Um abraço e até a próxima!

Anúncios

Participe! Deixe o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s