Livro da Semana: Fábulas e Alegorias

Pois todos nós sabemos que a Verdade é a única mulher, de eterna virgindade, que o homem não quer ver, quando está nua.

E assim, finalmente inicio o primeiro texto do projeto Um Livro Por Semana, que não só é um desafio pessoal como logo de início me deu a enorme oportunidade de ver que a poesia era uma arte que faltava em minha vida!

fábulas e alegorias

Antes de falar mais sobre o livro, eu queria falar que uma das coisas bacanas de se desafiar, é que no caminho do objetivo o aprendizado é praticamente ilimitado, e que a gente pode acabar se surpreendendo bastante! Eu, por exemplo… nunca tinha lido nenhum livro de poesias em toda a minha vida! Honestamente, não tenho explicação pra isso.

Maaaaaas, como a vida é uma caixinha de surpresas, logo no primeiro livro do projeto me deparo com um livro de fábulas e poesias!

O exemplar que tenho é a sexta edição, publicado pela editora A Noite no dia 12 de dezembro de 1945 e como podem ver (mais ou menos) na imagem acima, as páginas parecem mapas! E confesso que ler um livro raro destes e com cheiro de livro antigo, deu todo um ar diferenciado pra primeira leitura do nosso desafio!

Escrito pelo poeta, músico e compositor brasileiro Catulo da Paixão Cearense, o livro conta com 252 páginas e é absolutamente excelente do começo ao fim. São Fábulas e Poesias curtas, que podem ser lidas rapidamente e passam um entendimento claro (apesar da gramática um pouco mais complexa do que estamos habituados). Por se tratar de diversas poesias eu realmente não consegui preparar uma resenha, mas, eu gostaria de lhes deixar com uma das poesias que mais gostei no livro (além é claro, da citação no início do texto):

A Vela e a Lanterna

Assim dizia a vela a uma lanterna:
“Abre-te pois; que a minha claridade
possa alastrar-se em liberdade,
sem teus vidros de cores,
tal qual o sol expande os seus fulgores
na sua luz eterna!”

E a Lanterna se abriu, fazendo-lhe a vontade.

Um ventoinho brando
foi soprando!…
Foi soprando, e tão forte soprou,
que a Vela, chamejando,,
foi com o vento lutando,

foi lutando,
até que enfim, agonizando,

deu à Noite – Boa Noite! – e se apagou!

Infelizmente não consegui encontrar muitas opções de compra deste livro, principalmente por ser bastante raro. Existem alguns exemplares no Mercado Livre, algumas em bom estado e outras nem tanto mesmo! Outra opção de compra é por sites de leilão, onde a qualidade muito provavelmente vai ser bem superior aos que se encontra por aí, mas sai mais caro. 😦

Espero que tenham curtido o nosso primeiro livro! Fiquem sabendo que já estou me preparando pra segunda semana que vai ser com o livro Maria Perigosa, de Luis Jardim!

Beijo grande, até a próxima!

2 comentários em “Livro da Semana: Fábulas e Alegorias

  1. Bom dia…
    YURI meu amigo hoje vim dar uma conferida neste seu livro qual estar a ler “Fábulas e Alegorias”.
    Pelas linhas quais eu li, você estar simplesmente extasiado com a leitura. Confesso que ainda não estou lendo nada a não ser os jornais e revistas quais tenho por assinatura. E realmente dar uma inveja boa e alegria ao ver você descrever com tanto entusiasmo este livro.
    Agradeço por ter compartilhado.
    Desejando uma magnífica segunda feira
    Abraços sempre.
    ClaraSol

    Curtir

    1. Olá ClaraSol!

      Mais uma vez, obrigado pelo comentário! Eu realmente gostei bastante da leitura, principalmente pelo fato de ser poesias, uma área nova para mim! Acho que só pelo primeiro livro este desafio pessoal já valeu a pena!

      Uma boa semana,

      Abraços!

      Curtir

Participe! Deixe o seu comentário!

