Minha experiência com Windows e o Ubuntu

Assim como a maioria das pessoas, eu sou um usuário de fucking Windows e assim como a maioria das pessoas, quase que diariamente tenho momentos frustantes no uso do meu computador. Eu não entendo bem a lógica da coisa, mas se você tem uma boa máquina – no meu caso esta – o seu computador deve fluir bem. No começo, é assim, e aí passa alguns meses, e mais alguns, e mais alguns, e a sensação que tenho é que o meu sistema operacional vai se deteriorando. Um detalhe importante é que eu não instalo as famigeradas Toolbars, que estatisticamente contribuem bastante pro seu computador ficar parecido com aquele notebook da Xuxa, sabe?

tela azul da morte

O Windows 7 é de longe, o sistema operacional mais usado no mundo, sendo que uma das suas versões mais antigas, o Windows XP, ainda é o segundo mais usado no mundo, principalmente porque ele é o “menos ruim”, ou o que da menos problema. E a Microsoft sabe que vai continuar sendo, por muito tempo!

Cansado desta vida sofrida de usuário Windows, comecei a pesquisar outros sistemas operacionais. Naturalmente comecei a sonhar com o Mac Os, mas infelizmente meu orçamento ainda não me permite um Mac. Então… parti pro Ubuntu. Ele é um sistema operacional muito parecido com o Mac Os, bastante rápido e prático quase prático. Nessa última versão, 14.10 Utopic Unicor, ele está bastante leve e com alguns recursos interessantes, mas ainda dificulta um pouco a entrada de usuários mais leigos na parada.

Eu tenho algum conhecimento em informática, o que me permite realizar alguns comandos e instalações no sistema consultando comunidades na internet, como a Viva o Linux ou a própria Comunidade Internacional do Ubuntu. Particularmente, eu tenho curtido bastante a experiência de usuário e principalmente me impressionado bastante como esse sistema que não trava, nunca! Eu geralmente consigo realizar várias tarefas ao mesmo tempo, abrir vários e vários programas e ainda assim tudo acontece naturalmente, sem erros. Eu diria que essa experiência apenas os usuários do Mac estão acostumados, e os do Windows… coitados.

Infelizmente alguns programas que eu realmente preciso utilizar não tem compatibilidade com o Ubuntu, ou se tem, são realmente complicados de serem instalados e exigem um conhecimento maior sobre o Linux, coisa que não tenho. Então, eu resolvi manter os dois sistemas instalados na máquina, pra ir me acostumando melhor e me adaptando aos poucos com a mudança.

ubuntu 14.10 desktop

Mas aí eu fui surpreendido! Resolvi acessar o Windows para fazer o backup de todos os meus arquivos, pra quando migrasse de vez pro Ubuntu eu não perdesse nada. E é aí que o Windows fez questão de me mostrar o porque ele é tão ruim. Ele simplesmente travou, no meio do backup e me mostrou sua belíssima tela azul! O meu HD ficou inacessível e eu perdi tudo! 😀

TUDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!

Aí eu te pergunto: como pode, um sistema operacional que chega a custar mais de R$600,00 ser tão inferior a um sistema operacional gratuito (sim, o Ubuntu é COMPLETAMENTE gratuito e pode ser baixado e instalado por qualquer pessoa)!?!?! Me expliquem isto!

Então fica aqui o desafio, algum master dos paranauês das tecnologias me explicar, como pode isto, como pode?! </revolta>

Participe! Deixe o seu comentário!

