11 mentiras que você sempre acreditou

Em algum momento de nossas vidas nós ouvimos, e acreditamos em coisas do tipo: “quando a geleira derrete por conta do aquecimento global os oceanos ficam mais cheios”. Neste post irei mostrar algumas das mentiras mais famosas que transitam por aí!

1ª – A Eva comeu uma Maçã

Eis a nossa primeira mentira. No gênesis, a única coisa que podemos ler é “… mas do fruto da Árvore que está no meio do jardim disse Deus: ‘Não comereis dele’…”. Provavelmente esta mentira tem força por conta das artes de época que eram pintadas por artistas do movimento Renascentista, que sempre usaram coisas como natureza e frutas como temática de suas obras.

2ª – Se Maomé não vai até a montanha…

Na verdade, quem disse isso foi o político, filósofo e ensaísta inglês Francis Bacon. Este provérbio não é encontrado em nenhum texto sagrado Islâmico.

3ª – Os tesouros dos piratas

Muito se ouve e assiste sobre os piratas. O que mais vemos é que eles enterram seus tesouros para que outros piratas ou aventureiros não o encontrem. Existe toda uma fantasia ao redor disso, criando assim uma boa temática, com mapas para tesouros e todo o resto. O fato é que os piratas não enterravam os seus tesouros (ou enterravam tão bem a ponto de nenhum nunca ter sido encontrado), mas gastavam tudo o que roubavam com bebida, mulheres e os dois juntos!

4ª – O Saara é o maior deserto do mundo

Neste caso é mais uma questão de interpretação do que de ser mesmo uma mentira. O Saara é o maior deserto QUENTE do mundo! A maior região árida de superfície terrestre (deserto) é a Antártica. 

5ª – Espere alguns segundos antes de abrir o Microondas

Esta é uma mentira bastante citada pelas mesmas mães que não te deixam tomar aquele sorvete delicioso só porque você está com dor de garganta. O Microondas trabalha com Radiação Eletromagnética. Dentro dele existe um dispositivo chamado Killswitch,
que serve pra que quando abrir a portinha ele imediatamente corta a radiação. E se você mesmo assim não confia neste dispositivo, é melhor deixar de viver, pois aparelhos como televisores, monitores e celulares produzem o mesmo tipo de radiação!

6ª – Se estiver com dor de garganta, não tome sorvete

Ha, essa mentira você deve ouvir muito da sua mãe! A dor de garganta é quase sempre causada por um vírus, e a temperatura do seu alimento não modifica em nada a força desse vírus. Pra te dar uma força, aqui vai uma verdade: o sorvete pode até te ajudar a aliviar a dor se estiver muito forte!

7ª – O derretimento de gelo do Polo Norte aumenta o nível de água dos oceanos

Até poderia ser verdade, se o gelo não ocupasse espaço. Pensem comigo: a quantidade de massa de água no seu estado sólido é a mesma depois de transformado em estado líquido. Não entendeu? Vamos fazer um experimento: Pegue um copo e coloque água até a metade. Agora pegue duas pedrinhas de gelo e jogue dentro. A água vai subir um pouco. Marque até a onde a água está chegando. Agora espere o gelo derreter e confira se a água ultrapassou o nível que você marcou. Já te adianto o resultado: não vai alterar em nada!

8ª – Se não usar o óculos o seu grau aumenta

O máximo que você pode conseguir é forçar muito a sua vista e ficar com uma baita dor de cabeça. Os fatores que fazem seu grau aumentar varia de pessoa para pessoa, e não tem nada a ver com usar ou não usar lentes corretivas. Mas no final, a melhor ideia é usa-los!

9ª – O Bruce Lee era o mestre do Karatê

Na verdade ele era o mestre do Jun Fan Gung Fu! Esta era a arte que ele dominava e que passou para seus alunos por mais de 30 anos. Karatê é uma arte marcial totalmente diferente (apesar de parecida)!

10ª – Robin Hood roubava dos ricos para dar aos pobres

A história é nobre, mas só aconteceu em Hollywood. Na verdade o tal do Robert Hood se revoltou contra o rei Ricardo II para não ter que pagar impostos. E só!

11ª – Elementar meu caro Watson, elementar…

Esta frase foi uma escrita para o filme, protagonizado por Basil Rathbone em 1939. Conan Doyle usava a palavra “elementar” em suas novelas, mas nunca acompanhada da clássica batologia.

Anúncios

2 comentários em “11 mentiras que você sempre acreditou

Participe! Deixe o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s