A importância da pesquisa

Parece meio óbvio falar de um tema como esses…. a importância da pesquisa. O fato é que esse tipo de alerta não é levado em conta por um grande número de pessoas. Quando eu criei o texto Cuidado com a Wcm777 eu sinceramente não esperava um número tão grande de visitas. No geral, eu tenho recebido mais visitas neste texto do que eu esperava receber no blog no mês todo. Isso quer dizer que apesar dos pesares as pessoas estão pesquisando bem antes de entrar em algum tipo de negócio, ou na pior das hipóteses, entrou nessa fria no negócio e resolveu pesquisar depois.

Naturalmente eu coloquei uma imagem do Google porque pesquisar é quase sinônimo de “Googlear”. Eis que surge um problema: se não soubermos como buscar, não encontraremos o que desejamos tão facilmente. Por exemplo: experimente escrever “wcm777” no Google e o resultado que terá serão coisas como: oportunidade de negócio, revisão e detalhes, ganhe dinheiro, é a sua chance… e por aí vai. Não vou mais falar da credibilidade da empresa, mas, se a sua intensão era pesquisar a credibilidade da empresa com textos sérios, não vai encontrar nas primeiras páginas. A parte mais assustadora vem agora: das 11 listadas pelo buscador, em NENHUMA você encontrará algum texto sério, imparcial, que mostre os dois lados da moeda.

Isto acontece porque os sites de busca trabalham basicamente da seguinte forma:

  1. Eu crio um site que fala da empresa CORDEIROYURI;
  2. Nas minhas páginas eu insiro a “palavra-chave” CORDEIROYURI;
  3. Você resolve pesquisar sobre tal empresa, acessa um site de busca e insere o nome da minha empresa (CORDEIROYURI);
  4. O site de busca vai buscar as exatamente por palavras-chave relacionadas a sua pesquisa… qual ele encontra? A CORDEIROYURI, que eu coloquei no meu site.
  5. Pronto, o site de busca te retorna os resultados mais relevantes.

O detalhe dos passos acima é que no geral, quanto mais visitas um site recebe por meio daquela palavra-chave, mais relevante ele passa a ser por sites de busca, e mais bem posicionado ele fica.

Ok, entendi. Então, como devo pesquisar ?

Agora que você conhece o mecanismo de pesquisa, procure completar o título da sua pesquisa com palavras que representem sua dúvida. Exemplo: wcm777 fraude, wcm777 pirãmide ou coisas do tipo. Veja o conteúdo de pelo menos cinco sites diferentes… é bem como aquele lance de “segunda opinião”, quando você vai em um médico e recebe um diagnóstico nada agradável. Procure pesquisar em sites/blogs que sejam referência no assunto. Procure por links oficiais, links que comprovem que a empresa atua dentro da legislação brasileira e que você está respaldado pela lei caso de problema… e por último e provavelmente o mais importante da nossa lista: use o bom senso!

Um comentário sobre “A importância da pesquisa

Participe! Deixe o seu comentário!

