O comodismo no Brasil

Ontem eu escrevi um texto chamado O brasileiro protestandoonde passei a minha opinião sobre os atuais protestos sobre o aumento da tarifa no transporte público. No início do texto eu falei sobre o brasileiro ser acomodado neste ponto e sua falta de afinidade com protestos. Logo depois de ter publicado achei que esta parte do comodismo ficou muito vaga e que merecia uma atenção especial.

Vamos começar pelos protestos no Brasil. O brasileiro é ótimo em protestar, mas apenas quando se trata de causas individualistas. Temos a Marcha da Maconha, a Marcha das Vadias, a Parada Gay, a marcha disso, a marcha daquilo… Perceberam?! São manifestações para um grupo exclusivo de pessoas, para uma minoria. Não estou falando que tais manifestações não são válidas, muito pelo contrário. Acho que todas essas manifestações tem fundamento e precisam sim ter destaque. Mas cade as manifestações pelos bens em comum?

Hoje, com o excesso de informações e o fácil acesso à elas o que mais temos são pequenos grupos que defendem determinada causa mas que na maioria das vezes não a compreendem por inteiro. Exemplo disso são pessoas que defendem fielmente o socialismo e acreditam que ele é a solução para todos os problemas capitalistas, mas protegem a rede wi-fi com senha. O vídeo que mostro abaixo está bombando na internet, e é um desabafo de um brasileiro visitando os Estados Unidos, que fala abertamente do quão idiota nós somos.

Em outro vídeo o autor deste primeiro fala da repercussão que o assunto tomou.

É interessante termos ciência do quanto nós somos acomodados com as mais diversas situações, e se você se sentiu ofendido com o vídeo acima, é porque provavelmente você é um desses “socialistas” que não dividem a rede wi-fi. De qualquer forma, independente de toda a violência desnecessária e baderna além dos limites, acho que estamos dando um passo importante como sociedade. Acho que somos uma geração mais ciente dos nossos direitos e que precisamos brigar com unhas e dentes por eles. Posso estar sendo ingênuo por isso, mas tenho fé em uma mudança total!

Anúncios

Participe! Deixe o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s